MANTENHA UMA BOA POSTURA ENQUANTO TRABALHA — SEJA EM CASA, OU NO ESCRITÓRIO
Ninguém quer chegar ao fim de um dia de trabalho com dores nas costas. Um fisioterapeuta explica como as pode evitar.
Vivemos numa era onde trabalhar já não implica, obrigatoriamente, sair de casa entre as 8 e as 9 horas da manhã e passar outras 8 horas numa secretária em frente ao computador. Hoje em dia, são cada vez mais as empresas que dispõem da opção de teletrabalho, o que dá uma certa liberdade para que cada pessoa escolha qual o melhor sítio para trabalhar.
Seja no escritório, num café ou até mesmo em casa, há sempre algum aspeto a que todos devemos estar atentos, mas que tendemos a ignorar: a postura em que estamos a trabalhar. Quando estamos em casa, geralmente, optamos por uma postura mais relaxada. Trabalhamos ao computador, é certo, mas nem sempre temos um espaço próprio para o fazer e optamos por ficar sentados na cama, no sofá ou até mesmo na mesa da sala, o que pode trazer problemas a longo prazo.
Um estudo de 2017 publicado por investigadores das universidades de São Francisco, nos Estados Unidos da América, e de Taiwan, concluiu que uma má postura pode afetar os níveis de energia, o que pode, em casos extremos, levar a estados depressivos. Além disso, e tal como explica o fisioterapeuta do estúdio E-Fit no Porto, Rui Farelo, adotar uma má postura pode causar danos a nível muscular, que provocam limitações nos movimentos e dores nas articulações.
“O problema de estar em posturas incorretas por muito tempo, é que pode gerar alterações posturais como aumento e/ou diminuição das curvaturas fisiológicas da coluna”, explica o especialista. “Estas modificações estruturais podem muitas vezes restringir a mobilidade do nosso sistema músculo-esquelético e gerar encurtamentos musculares.”
Mas, afinal, o que significa, exatamente, ter uma postura correta? Rui explica que, na realidade, este é um tema bastante controverso na área da fisioterapia e que tem gerado várias discussões ao longo dos anos. Contudo, explica que uma boa postura pode ser caracterizada pela harmonia entre o sistema músculo-esquelético, ou seja, as nossas articulações, tendões, músculos e ligamentos, e o sistema nervoso central, isto é, o nosso cérebro.
“Este equilíbrio tem como objetivo preservar o alinhamento das estruturas de suporte com o menor esforço possível e protegê-las contra lesões ou deformidades, sem que em todo este processo exista dor”, diz o fisioterapeuta.
Rui explica ainda que, quando falamos em boa postura corporal, o exercício físico desempenha um papel muito importante. É graças à atividade física que somos capazes de fortalecer o nosso sistema músculo-esquelético, o que prepara o corpo para suportar as posturas incorretas que muitas vezes adotamos inconscientemente. “A solução para este tipo de alterações posturais é melhorar a consciência corporal através de exercícios que fortaleçam e alonguem os diferentes músculos responsáveis pela postura”, acrescenta.
Claro que, muito além do fortalecimento muscular, devemos ser capazes de perceber quando estamos numa postura incorreta no dia a dia. Quando é que foi a última vez que chegou ao fim de um dia de trabalho sem uma dor ao fundo das costas ou no pescoço? Tudo isso tem a ver com a posição que adota quando está mal sentado. O mesmo acontece quando está a trabalhar em casa e opta por ficar no sofá ou na cama, causando ainda mais esforço em zonas como a cervical ou a lombar, o que resulta em desconforto ao final do dia.
O que fazer, então, para prevenir estas dores? Se estiver no escritório, estas são as dicas que Rui aconselha a por em prática:
— Quando estiver sentado na secretária, tente manter os pés apoiados no chão, afastar ligeiramente as pernas, desencostar-se da cadeira para manter a coluna ereta de forma a preservar suas curvas fisiológicas;
— Mantenha os antebraços bem apoiados na mesa de trabalho;
— Ao trabalhar no computador, coloque o ecrã de modo a que a borda superior fique à altura do olhar horizontal e o queixo paralelo ao chão;
— Para ler ou escrever, evite estar muito tempo com a cabeça para baixo. Lembre-se de colocar ligeiramente o queixo para dentro e assim conseguirá ativar os músculos profundos da cervical e suportar durante mais tempo a posição.
Caso esteja em casa, é natural que não tenha um espaço de trabalho adaptado e, se assim for, o melhor é tentar arranjar um local específico só para este fim, com uma secretária e uma cadeira confortável. Quando trabalhar ao computador, tente elevá-lo utilizando um suporte próprio que pode encontrar à venda em diversas lojas ou até mesmo online.
Se eventualmente continuar a sentir algum desconforto na zona das costas, então procure o apoio de um fisioterapeuta para identificar e resolver o problema. Sabia que é possível solucionar vários problemas a nível postural e até mesmo muscular e de articulações com treinos de eletroestimulação? Saiba mais junto do fisioterapeuta do seu estúdio E-Fit ou com o seu PT.